segunda-feira, 2 de abril de 2012

Santa Maria Madalena a São Pedro da Serra

Um rolê de +- 300km e um dia que acabou com a cabeça feita com belas estradas e um sentimento de querer repetir a dose.
Para passeios de um dia, as serras do Rio de Janeiro nos oferecem maravilhosos percursos e o escolhido para o dia foi a região de Maria Madalena com a volta por São Pedro da Serra, distrito de Nova Friburgo.

 Seguindo pela BR 101, entre no trevo para Conceição de Macabu pela RJ 182, com destaque para o trecho da estrada que sobe a serra a partir de Triunfo, belas curvas e um visual que nos pede uma parada.

Ao subir a serra, como se o tempo parasse, quando nos damos conta, as motocas estavam no automático, velocidade reduzida e olhos e mentes perdidos nos contornos do relevo. A pressa sumiu!




A estrada nos oferece a calma do interior e nós nos apossamos desta virtude a muito esquecida por quem vive em grandes aglomerações urbanas.




 Fazendas seculares  fazem parte do roteiro e nos impressiona como o Rio de Janeiro nos guarda pequenas surpresas pouco divulgadas ou mesmo escondidas.






Em Maria Madalena, pode-se visitar o Parque Estadual do Desengano, uma reserva com muitas trilhas e cachoeiras, mas para isto necessita-se de muita disposição.
 Para um primeiro contato, baixe no site do INEA o guia do parque:
 http://www.inea.rj.gov.br/publicacoes/publicacoes.asp




Após Maria Madalena, pegamos a RJ 146, uma estrada alameda, árvores provavelmente centenárias.
Improvisamos a volta, pegamos a RJ 172 e logo após a RJ 116, estrada muito movimentada com muitos caminhões e carretas, e foi assim até Bom Jardim onde tornamos a pegar a RJ 146, AGRADABILÍCIMA ESTRADA.

 Para pegar a RJ 146 em  Bom Jardim, fiquem atentos em um viaduto em construção, pois é neste ponto que se entra para Barra Alegre. Sinalização precária.

 Ficou o pensamento de fazê-la em todo o seu percurso, mas como íamos entrar em uma estrada de terra um pouco antes de Barra Alegre, deixamos para outra ocasião, pois a estrada de terra nos levaria a  São Pedro da Serra.





 Logo ao pegarmos a estrada de terra, fica a Pedra Aguda, região agrícola onde cada pedaço de terra é aproveitado para cultivo de hortaliças. As casas têm em seus jardins,  verdadeiros canteiros comestíveis.

A subida de terra da serra para São Pedro não foi obstáculo para as DL`s dando oportunidade para treinarmos habilidades  de pilotagem off Road, uma brincadeirinha bem de leve, tranqüilo até para motos  mais baixas.

Para que vai de São Pedro a Pedra Aguda, fizemos o caminho inverso.


São Pedro da Serra

Devia estar pensando o éramos...


Já em São Pedro, nos deparamos com um clima bem mais fresco, chegamos a sentir frio lá em cima, verão e inverno no mesmo dia!!! Espetacular!!!

Há várias opções para almoço em São Pedro, mas decidimos parar para comer em Lumiar, outro distrito de Nova Friburgo, que também tem boas opções de restaurante.

A pedida para esta região são as trutas servidas de várias formas e sabores, muitos restaurantes são especialistas neste prato, além de boas massas.

Após um revigorante almoço, descemos a serra pela estrada Serra Mar, RJ 142 até Casimiro de Abreu já de volta a BR 101.

A Serra Mar, em minha opinião, é uma das melhores estradas, pela sua beleza, do estado do Rio.



A região escolhida nos ofereceu em um único dia o calor, céu azul, sol brilhante, chuva fina, frio de ar condicionado (clima de montanha) até um bater de queixos, em fim, as quatro estações em um dia alucinante!








Um comentário:

  1. Prezado amigo motociclista, estou começando neste mundo de viagens de moto. Viajo sozinho pelo rio de janeiro, mas estou procurando alguém que queira pegar uma estrada e se divertir um pouco. Quase todo final de semana eu escolho uma cidade para visitar. Se tiver interesse, entre em contato comigo para marcarmos um rolé de moto. email: rmclimb@gmail.com. abraço.
    Roberto.

    ResponderExcluir